Resolução de Assembléia Final
Ao fechamento do “II Seminário Internacional: A Dimensão Social da Formação Profissional e “ I Fórum Integrado da Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Serra da Cantareira” se realizou uma Assembléia, no dia 05 de maio de 2018, que avaliou a realização do evento e resolveu os próximos passos. Os organizadores iniciaram a Assembléia convidando os participantes presentes a se manifestarem. A Assembléia foi registrada em ata.
Este Seminário Internacional surgiu como resultado das conclusões elaboradas na Assembléia final do “II Encuentro Internacional - La Formación Universitaria y La Dimensión Social Del Profesional - Taller Total- FAU-UNC, 1970 – 1975”, realizado na cidade de Córdoba, Argentina, em 2016, que, entre outras questões, teve a seguinte resolução:
a. Realizar reuniões locais/regionais (em diversos estados/países) com a possibilidade de convites pontuais a referentes históricos para gerar análises críticas, sistemáticas e posicionamentos sobre o tema.
E também em decorrência das conclusões elaboradas na Assembléia final do I Seminário Internacional “A DIMENSÃO SOCIAL DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL, realizado em 2017, que podem ser consultadas nos Anais correspondentes e disponibilizados nos sites:
https://dsfpbrasil.wixsite.com/dsfp-2018/anais
https://dsfpbrasil.wixsite.com/dsfp-seminariobrasil
https://dsfpbrasil.wixsite.com/dsfp-publicacoes
O II Seminário Internacional “A DIMENSÃO SOCIAL DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL e I Fórum Integrado da Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Serra da Cantareira” efetivou, na medida do possível, as recomendações acima e manteve o objetivo principal de proporcionar o intercâmbio de experiências da relação entre formação e prática profissional em países da América Latina, com ênfase na relação ensino-sociedade, o que inclui as práticas extensionistas. Nesse sentido se destaca a participação , como realizadores, do coletivo Quinta ambiental e do SASP -Sindicato dos Arquitetos de São Paulo. Considerou se apropriado somar forças na organização deste II Seminário Internacional, contando, alem da participação do Programa de Pós-Graduação em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano e o Curso de Arquitetura e Urbanismo , ambos do FIAMFAAM- Centro Universitário, o Sindicato de Arquitetos de São Paulo, SASP, com o Coletivo Quinta Ambiental , também com o Programa de Mestrado Profissional em Saude Ambiental, da FMU, reforzando assim a interdisciplinariedae. Teve a colaboração do Programa de Mestrado Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Design do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e o Apoio da UNIFESP e do Encuentro Taller Total 1970-75/ FAU-UNC .
Foi organizado com a estruturação de 3 eixos, que mantém, em linhas gerais, a estrutura do evento citado de Córdoba. São eles: Eixo 1 - Habitat, cidadania e participação; Eixo 2 - A formação universitária e o compromisso com os problemas sociais, políticos, econômicos e culturais da região; Eixo 3 - O papel do estudante universitário no seu processo de formação professional e cidadã. Respondendo a estes eixos foram aprovadossetenta e dois resumos de artigos, considerados de alta qualidade e pertinência aos eixos, sendo a maioria apresentados nos dias do evento, em mesas organizadas com temáticas relacionadas. A assembléia destacou a qualidade e valor dos temas tratados e indicou o desejo de atingir a um publico maior. Com a colaboração de todos os presentes nesta assembléia se fez uma avaliação do “II Seminário Internacional: A Dimensão Social da Formação Profissional”.
Iniciou se a reunião com comentários gerais sobre o sucesso do evento, a pertinência dos conteúdos, sua relação com o momento atual e particularidades que abrangeram dois tipos de assunto: (1) formato - organização e (2) publicações.
Durante a assembléia foram abordados diversos pontos, quais sejam:
- Varios participantes manifestaram que ficaram surpresos com a qualidade dos trabalhos apresentados, considerados de alto nível, no entanto a falta de presença dos alunos da graduação, principalmente, foi um dos pontos negativos, e se recomenda estimular a vinda dos alunos da graduação.
- O evento deve ser anual e conciliar com a Semana da Arquitetura,
- Ter uma maior divulgação pelo SASP, também com a criação de páginas na Internet que tratem especificamente do assunto, com um mínimo de 6 meses de antecedência, mas o ideal seria dar início à divulgação e abertura de chamada dos trabalhos com pelo menos 10 meses de antecedência e encerramento com 4 meses para início do Seminário, para serem aprovados pelos pareceristas, com uma programação básica a ser apresentada, e a realização das inscrições dos apresentadores com 3 meses antes do início e para alunos com 2 meses até a data do evento.
- Criar espaços para painéis que possam ser apresentados também.
- Cobrança de inscrição apenas para os palestrantes e apresentação de trabalhos. Gratuidade para os alunos, com ou sem certificados.
- Remanejar com melhor flexibilidade as apresentações dos alunos e palestrantes e eventualmente dos painéis, se houver.
- Contar com representantes discentes na organização do evento
- Contatar Cnpq – EVENTOS, apoio de outras instituições que venham a colaborar no Evento
- Durante as apresentações nos auditórios, que fique uma pessoa permanente para auxiliar com o equipamento, som e iluminação.
- Marcar outras reuniões com a comissão do evento que sejam interdisciplinares, encaminhar sugestões por email.
-Recomenda-se: e) A flexibilidade no número de dias, que passa a depender do número de inscrições. Recomenda-se minimizar as sobreposições das apresentações.
-Ampliação dos meios de divulgação às universidades, movimentos, associações, entidades profissionais e outros.
-Quanto às publicações foram debatidos e decididos: a) A elaboração dos Anais em dois formatos: Anais de resumos e Anais de textos completos, com ISSN.
- Se recomendou que o próximo II Seminário Internacional: A Dimensão Social da Formação Profissional seja realizado em setembro de 2019, em Foz de Iguaçu, incluindo como realizadores, a UNILA.
Finalizamos os trabalhos cumprimentando a todos os participantes, com desejo de que se ampliem e aprofundem os objetivos almejados.