II Seminário Internacional A Dimensão Social da Formação Profissional

e  

I Fórum Integrado da Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Serra da Cantareira 

02, 03, 04 e 05 de maio /2018

São Paulo, Brasil

POR EXIGÊNCIA DO ISSN A PUBLICAÇÃO DOS

ANAIS DE RESUMOS E DE ARTIGOS SERÃO

DISPONIBILIZADAS TAMBÉM NO LINK: 

 https://dsfpbrasil.wixsite.com/dsfp-publicacoes

O II Seminário Internacional “A DIMENSÃO SOCIAL DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL e o I Fórum Integrado da Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Serra da Cantareira, têm como objetivo proporcionar o intercâmbio de experiências da relação entre formação e prática profissional em diversos países, com ênfase na relação ensino -sociedade o que inclui, entre outras, práticas extensionistas.

Considerou se apropriado somar forças na organização deste II Seminário Internacional, contando, alem da participação do Programa de Pós-Graduação em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano e o Curso de Arquitetura e Urbanismo, ambos do FIAMFAAM- Centro Universitário, o Sindicato de Arquitetos de São Paulo, SASP, com o Programa de Mestrado Profissional em Saúde Ambiental da FMU-Complexo Educacional , e o Coletivo Quinta Ambiental*. Se contou com a colaboração do Programa de Mestrado Profissional  em Arquitetura, Urbanismo e Design do  Centro Universitário Belas Artes  de São Paulo ,  o apoio da UNIFESP e do “ Encuentro Internacional - La Formación Universitaria y La Dimensión Social del  Profesional - Taller Total- FAU-UNC, 1970 – 1975”.

Neste momento atual é oportuno refletirmos sobre as práticas de ensino e o perfil dos profissionais que estamos formando e preparando para atuar na sociedade e, também, para os desafios contemporâneos.

Entre outros problemas, as cidades se expandem, aprofundando as desigualdades sociais e avançando sobre as áreas de proteção ambiental. O que repercute também na qualidade de vida da população e demanda sua participação em torno de formulações de políticas públicas que respeitam e preservam o meio ambiente. 

Propõe-se continuar o caminho empreendido nos 1° e 2º encontros internacionais “LA FORMACIÓN UNIVERSITARIA Y LA DIMENSIÓN SOCIAL DEL PROFESIONAL” / 2015 e 2016,e no “I Seminário Internacional A Dimensão Social da Formação Profissional” avançando na reflexão, no debate e na recuperação da memória do “Taller Total”, experiência que se desenvolveu na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Nacional de Córdoba (FAU-UNC), entre os anos 1970 e 1975 .

Considerando que os postulados desenvolvidos compreendem toda a Universidade, abrimos este chamado para todas as áreas do conhecimento, enriquecendo, assim, o debate, Esperamos avançar na discussão acerca do papel social do profissional universitário e suas capacidades para construir conhecimento de forma integral, aportando na solução dos problemas sociais locais e regionais que a presente realidade demanda.**

Convocamos a apresentar trabalhos que aprofundem a análise dos eixos abordados e estimulamos novas idéias acerca do devir atual das questões trabalhadas. Apostamos em novas reuniões e em somar, compartilhar produções e enriquecer a discussão e o intercâmbio, abrindo novas e fecundas linhas de ação.

* O Coletivo existe há mais de 10 anos, mantendo discussões e práticas socioambientais vinculadas à região norte do município de São Paulo. Sua principal motivação é a de melhorar o entendimento ou informar de que forma os diversos setores da sociedade interferem sobre esta área – entendida como uma transição entre a área urbana e o Parque Estadual da Cantareira.

** Ver documento emitido pelo delegado militar na UNC, em março de 1976, no livro do 2º ENCUENTRO INTERNACIONAL “LA FORMACIÓN UNIVERSITARIA Y LA DIMENSIÓN SOCIAL DEL PROFESIONAL” 2016: a 46 años del Taller Total en la Universidad Nacional de Córdoba”, pág. 742, fechando o TT, disponíveis nos links da página Encontros I e II.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now